Pages

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Amazônia legal?!


A chamada Amazônia Legal é composta dos seguintes estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, além de parte dos estados de Mato Grosso, Tocantins e Maranhão.

Recebendo um nome tão “legal”, infelizmente a querida Amazônia não vai nada bem. Com uma área total de mais de 6,5 milhões de km², fazendo parte do território de nove países: Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, cerca de 85% da região fica em território brasileiro, onde ocupa mais de 5 milhões de km², aproximadamente 61% da área do país.

É muito grande! Para se ter uma idéia, só a Amazônia é sete vezes maior que a França. A ilha de Marajó, que fica na embocadura do rio, é maior que alguns países como a Suíça, a Holanda ou a Bélgica.

Os devastadores estão invadindo a nossa Amazônia – ela é de cada um de nós, que nascemos e vivemos em solo tupiniquim - destruindo árvores colossais e centenárias na busca desenfreada pelo dinheiro. É preciso dá um basta nisso tudo, antes que seja tarde demais.

É preciso que toda a população se mobilize para o que acontece na Amazônia, ela é nosso patrimônio histórico-cultural. A “velha” e legal Amazônia chora pelas suas milhares de árvores cortadas e ateadas ao fogo. É num brado retumbante que ela pede socorro!

Encerro esse texto com uma frase do saudoso Gilberto Freire: "sendo a Amazônia uma região brasileira de interesse nacional, é preciso que seja, cada vez mais, preocupação brasileira. Objeto-sujeito de estudos, de pesquisas, de meditações de brasileiros".

Nenhum comentário: