Pages

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Hipertensão

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, 45 milhões de brasileiros são hipertensos, tendo a pressão arterial igual ou acima de 14 por 9. Destes, apenas 7 milhões estão fazendo algum tipo de tratamento. Má alimentação, consumo exagerado de sal, sedentarismo, estresses e carga genética são fatores que contribuem para hipertensão, também conhecida como pressão alta.

Tontura, dor de cabeça e mal-estar. Esses foram alguns dos sintomas que levaram a estudante Daniela Souza, 25, a procurar um médico. Após uma série de exames descobriu que era hipertensa.“Quatro anos se passaram desde que descobri que tinha hipertensão. Hoje levo uma vida mais saudável, tenho cuidado com minha alimentação e sempre que posso, procuro fazer exercícios físicos”, afirma Daniela.

O cardiologista, Dr. Pedro Nascimento, faz um alerta aos hipertensos. “ È importante que as pessoas que sofrem com a hipertensão se conscientizem da necessidade de buscar um tratamento. A hipertensão não tem cura, mas é possível controlar seus efeitos que muitas vezes desencadeiam sérios problemas no coração”, completa.

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde em 2003, revela que as doenças cardiovasculares foram responsáveis pela morte de 274 mil brasileiros. Entre os fatores de risco para a mortalidade, a hipertensão é responsável por 40% das mortes por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e 25% por doença coronariana. A hipertensão contribui, direta e indiretamente, com 46% de todas as causas de morte, em todas as idades. Um dado alarmante é que no Brasil 15 milhões de hipertensos desconhecem que possuem a doença, sendo ela, uma doença silenciosa.

“Um dia fui fazer um check-up de rotina e o meu médico aferiu minha pressão, que estava 18 por 13, mas eu não sentia nada. Nunca imaginei que pudesse ter pressão alta”, afirma a estudante Verônika Lima, 38. A Hipertensão arterial é uma doença comum em todo mundo, atingindo crianças, jovens, adultos e idosos. Sem distinção de sexo, raça ou classe social.

Segundo o Dr. Augusto Gonçalves, muitas vezes a Hipertensão é provocada por outra doença, mas na maioria dos casos está ligada à herança genética e hábitos alimentares. “ Muitas pessoas não sabem, mas a pressão alta pode provocar perda de visão, paralisação dos rins, derrame e etc”, conclui.

Levar uma vida saudável, fazer exercícios físicos, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, manter o peso ideal, essas são algumas atitudes para prevenir a Hipertensão.

_____________________________________
PS: Texto que me aprovou em Redação IV com nota 9,0.

Nenhum comentário: